Na grande maioria dos países da América Latina, a religião desempenhou um papel determinante na formação da cultura, da sociedade (e a exclusão social), da política, das leis, das instituições, da ética, da educação, da economia e da história.
Nos últimos cinco milênios, as religiões politeístas e monoteístas influenciaram a configuração de formações histórico-sociais no mundo, e tentaram responder às grandes questões cosmogônicas e antropológicas da humanidade. Especialmente nos últimos 17 séculos, o cristianismo e o islamismo, por meio da expansão e da conquista, muitas vezes de forma violenta, moldaram inúmeras sociedades em todo o mundo.
A primeira cadeira de história das religiões foi criada na Universidade de Leiden, na Holanda, em 1876.
As universidades latino-americanas, ao contrário das principais universidades do mundo, não conseguiram integrar os estudos críticos da religião nas suas agendas de ensino e pesquisa, tanto do ponto de vista de um amplo debate acadêmico, como da formação universitária de alto nível e da investigação.
O Programa Latino-Americano de Pós-Graduação em História das Religiões (PPHR) está focado nas centenárias relações de poder, dominação e controle na América Latina, na perspectiva da Economia Política das formações sociais e do Estado, e das Ciências Sociais e a Filosofia.
O objeto de estudo do PPHR são as inter-relações entre ciência, cultura, sociedade, economia, política, estado e religião.